08/2012

Governo da Nicaragua conhece as Minirredes

Nos dias 18 e 19 de abril, o Governo da Nicaragua foi à comunidade de Sobrados, localizada no município de Novo Airão (AM), para conhecer o projeto de Minirredes de Energia Solar. O objetivo foi apresentar o modelo inovador de geração de energia elétrica a partir de módulos fotovoltaicos para implementação em Nicaragua.

A visita faz parte do termo de cooperação técnico assinado pelo Governo do Brasil e da Nicaragua. A Minirrede, projeto do programa “Luz para Todos”, é uma solução pioneria para promover o desenvolvimento social e econômico das localidades isoladas.

A Minirrede de Energia Solar é econômica, sustentável e tecnológica, porque utiliza ecofonte, promove o desenvolvimento humano, adota sistema de pré-pagamento de energia e monitoramento de dados via satélite.

A Guascor Solar, uma empresa da Dresser-rand e especializada em soluções energéticas, ganhou a licitação da Eletrobras Amazonas Energia para implantar o projeto piloto, em 12 comunidades, no estado do Amazonas. Foram 222 domicílios e aproximadamente 1,1 mil pessoas beneficiadas, nos municípios de Autazes, Barcelos, Beruri, Eirunepé, Maués e Novo Airão.