02/2012

Dresser-Rand Guascor instala minirrede híbrida no MA

A Guascor Solar, empresa do grupo industrial Dresser-Rand, em parceria com a Cemar, distribuidora de energia elétrica do estado do Maranhão, finalizou com sucesso o comissionamento da Minicentral de Geração de Energia Elétrica Isolada (MICGI). Trata-se de uma minicentral de Geração Híbrida (Fotovoltaica-Diesel) que gerará energia elétrica para a população de aproximadamente 250 pessoas da Ilha Grande, no município Humberto de Campos, a cerca de 200 km da capital, São Luiz, região nordeste do Brasil.

A nova infraestrutura está baseada em um conjunto de aproximadamente 30 kWp de módulos fotovoltaicos, um sistema de acumulação de maior vida útil, um inversor de 50kW e sistema supervisório que permite acompanhar o desempenho da central de geração e do consumo da população. A rede de distribuição é composto de postes de fibra que facilita o deslocamento e instalação. O projeto é parte do programa “Luz para todos” do governo federal, que tem como objetivo levar energia elétrica às localidades isoladas, onde não chega a rede de distribuição do sistema interligado nacional. A Zigor, importante fornecedor internacional do segmento solar, colaborou estreitamente na implantação deste projeto, que envolveu desenvolvimento da engenharia, coordenação,  logística e fornecimento de equipamentos.

Até o momento, a população podia contar apenas com um grupo gerador a diesel funcionando de forma precária, menos que três horas diárias. A minirrede foi projetada para atender as necessidades atuais assim como o desenvolvimento econômico e sustentável da comunidade. As empresas consideram possível a multiplicação deste tipo de instalação em comunidades com características semelhantes, promovendo, inclusive, outras combinações de fontes energéticas renováveis.

Transi‹o