03/2011

GUASCOR CONQUISTA 1º LUGAR NO PSQT DA ETAPA ESTADUAL

Dois projetos realizados pela Guascor do Brasil, um da filial Pará e outro da filial Rondônia, ganharam o primeiro lugar no Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho 2010 (PSQT), na categoria Desenvolvimento Socioambiental – Grande Empresa, nível estadual. Sabe o ditado que diz que é preciso plantar para colher? Pois a filial Pará literalmente plantou e está colhendo mais um fruto da horta comunitária da Usina de Muaná, na região do Marajó. Dessa vez, a colheita veio na forma do primeiro lugar do PSQT. A premiação foi anunciada em fevereiro.

A horta de Muaná é mantida desde 2008 por uma parceria entre a Guascor, Prefeitura, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e secretarias municipais. A produção é doada aos colaboradores da usina, seus familiares e aos mantenedores do projeto. Além disso, a horta recebe visitas de escolas e ajuda a ensinar noções básicas de preservação ambiental e alimentação saudável. Em 2010, cerca de 300 pessoas foram beneficiadas mensalmente pelo projeto, que é coordenado por Rosangela Correa, analista de Recursos Sociais da Guascor. “Ficamos muito felizes com o prêmio pois representa mais um aval de que estamos no caminho certo.” 

A filial Rondônia inscreveu no PSQT o trabalho Programa de Educação Ambiental, que realiza palestras sobre Meio Ambiente e Segurança em escolas, nos municípios onde a Guascor atua. Além das palestras, a Guascor doou lixeiras para a reciclagem, bem como mudas de árvores para as escolas atendidas. O projeto teve início em 2009 e já atendeu aproximadamente 9 mil alunos da rede de ensino estadual e municipal. “Mais uma vitória que espelha a linha de trabalho e pensamento da empresa: envolvimento e participação dos colaboradores e das comunidades”, afirmou Joaquim Pereira, presidente da Guascor.

Seara_2010