01/2011

Minirredes de Energia Solar no Amazonas

A Guascor Solar do Brasil assinou contrato com a Eletrobras Amazonas Energia para instalar 12 minirredes de energia solar em seis municípios do Amazonas: Autazes, Barcelos, Beruri, Eirunepé, Maués e Novo Airão. As minirredes são destinadas à distribuição rural e convertem a irradiação solar em energia elétrica. O sistema apresenta novidades importantes para o atendimento a comunidades isoladas, como medidores de energia com função pré-pagamento e monitoramento a distância. O contrato abrange o fornecimento integral de materiais, equipamentos e mão de obra, além do treinamento das comunidades e das equipes de operação e manutenção da concessionária. O projeto integra o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica – Luz Para Todos.

“É um programa pioneiro, que levará energia elétrica renovável por meio da utilização de minirredes de distribuição local para atender residências, escolas, postos de saúde, igrejas e centros comunitários”, explica Miguel Bezerra, diretor da Guascor Solar no Brasil. “O sistema é de simples operação e baixo custo de manutenção, já que não demanda grande quantidade de material. Praticamente limita-se à troca de baterias a cada três anos, além do prazo de garantia dos módulos solares ser entre 20 e 25 anos.”

As minirredes representam melhora da qualidade de vida das populações atendidas, que poderão ter eletrodomésticos como geladeira, TV e DVD, aulas e estudo à noite, entre outros benefícios importantes para o desenvolvimento social e econômico, com impacto ambiental mínimo.