04/2010

Luz e sombra fresca

A Guascor Solar Corporation implantou um parque solar que se destaca pela inovação e respeito ao meio ambiente. Um terminal de ônibus em Sevilha, na Espanha, ganhou módulos solares fotovoltaicos Guascor que cumprem dupla função: geram eletricidade e funcionam como marquises, protegendo os ônibus do calor. Além disso, os módulos contribuem para evitar o aquecimento global, já que deixarão de emitir aproximadamente 16 mil toneladas de gás carbônico nos próximos 23 anos.

O projeto Tussam (Transportes Urbanos de Sevilha), como é chamado, é o maior parque solar urbano espanhol. São 54 marquises, cada uma com 56 módulos fotovoltaicos de 620W. No total, foram instalados 3.024 módulos, resultando em uma usina de 1.800 kW, que produz mais de 2.700 MWh ao ano, o equivalente ao consumido por mil residências.

Os benefícios obtidos são vários. O uso do ar-condicionado nos ônibus foi reduzido drasticamente, diminuindo o consumo de combustível. Melhoraram as condições de trabalho dos motoristas. Os veículos estão mais bem conservados por estacionarem na sombra. No verão, o parque ajuda a rede elétrica da cidade nos horários de pico. E, para completar, em 2009 a produção superou as previsões iniciais em quase 5%, estimulando outras empresas de transporte a adotar a solução.

solar_tussam